Informativos
Mamografia

A mamografia é uma espécie de raios X das mamas. É um exame simples, mas muito importante para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma. 

 

 

PARA QUE SERVE A MAMOGRAFIA

 

Seu objetivo principal é rastrear o câncer de mama. O exame é capaz de detectar nódulos nos seios antes mesmo de eles serem palpáveis. Geralmente, para confirmar o diagnóstico, é preciso realizar uma biópsia, que identifica se o tumor é maligno ou benigno e outras características mais específicas.  

 

 

QUANDO E QUEM DEVE FAZER A MAMOGRAFIA

 

A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia a cada dois anos. Já entidades médicas – entre elas o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) – recomendam que mulheres se submetam ao exame anualmente, a partir dos 40 até os 74 anos. Em casos específicos, como quando há histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode solicitar o exame em idades mais jovens e intervalos mais frequentes.

 

 

COMO É O PREPARO PARA A MAMOGRAFIA

 

Antes da realização do exame, recomenda-se que a mulher lave bem as axilas e não utilize produtos como desodorante e talco na região para não interferir na captura da imagem.

 

Outra recomendação é ir vestida com duas peças (como uma blusa e uma calça) para facilitar a exposição do seio na hora do exame. 

 

 

COMO É O EXAME DE MAMOGRAFIA

 

O seio é colocado entre as duas placas do mamógrafo, que emite raios X para produzir as imagens. Pode ser um pouco desconfortável por conta da compressão e algumas mulheres sentem dor nos seios, principalmente se o exame for feito logo antes do período menstrual. Use essa informação para programar seu agendamento.

 

 

COMO É O PÓS DA MAMOGRAFIA

 

No geral, não há nenhuma recomendação ou cuidado específico após o exame. A mulher pode ir embora normalmente. Em alguns casos, pode ser solicitado um ultrassom das mamas para complementar a mamografia.

 

Fonte: Drauzio Varella